Visão
Uma sociedade solidaria com iguais oportunidades sem distinção de Sexo, Raça, Religião e Região
Missão
É Missão da AMUDEM,
Combater todas as formas de descriminação e violência dos direitos das Mulheres e dos Homens na sociedade Moçambicana
Valores da AMUDEM:
Transparência
Laicidade
Solidaridade
Autonomia
Respeito pelas oportunidades iguais
Liberdade
Apartidário
Objectivo Geral
Melhorar a pratica de igualdade de direitos entre homens e mulheres de forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade no Distrito de Milange
QUEM SOMOS
A nossa história
A associação surge após uma palestra sobre género e desenvolvimento orientado pelo Dr. Kurt Madorin, na altura em visita a associação OSAMULIZA em Junho de 2003. Nesse encontro estiveram reunidas no salão dos padres capuchinhos 32 mulheres que foram habilitadas e encorajadas da necessidade de contribuir para o desenvolvimento das famílias e a sociedade no geral. Kurt recomendou a criação de núcleos femininos de pelo menos 10 pessoas que vista a idealizarem suas actividades. Foi assim que apesar de vários encontros fracassados e abandono de algumas participantes, 9 mulheres decidiram manter encontros de reflexão sobre a criação da associação. Em Setembro de 2003, os frades Capuchinhos na pessoa do padre Mariano Birti ofereceu a oportunidade do grupo assegurar a actividade das escolinhas comunitárias antes por eles orientados. Desta iniciativa, 5 mulheres se candidataram ao serviço voluntário para inicio das escolinhas comunitárias motivadas pelos padres capuchinhos a nível do distrito. De 2004-2008 a educação infantil (escolinhas) ganhou espaço com apoio dos padres em que as educadoras já tinham custos de transporte. Em simultâneo, por meio de teatros de sensibilização sobre relações de género na comunidade, as mulheres prestavam trabalho voluntário para a Osamuliza. Enquanto fazíamos teatros sobre igualdade de género, o grupo concordou actividades de renda pois, a ajuda de custo que recebíamos das viagens para comunidade e escolinhas não era suficiente para ajudar as famílias. Durante a visita de monitoria as actividades da Osamulisa, Anett Monclar, coordenadora dos programas em Moçambique na Terre dês hommens Schweiz escalou visitar as mulheres. Impressionada com a dedicação (criação de escolinhas, iniciativas de renda como revenda de favo de ovo, gelado, venda de porcos e bolinhos e voluntarismo na área de género) dessas, recomendou a descrição e envio do historial do grupo para a TDHch por intermédio dos Capuchinhos até 2007. Em 2008 a Terre dês hommes schweiz apostou na parceria com Amudem através do projecto-piloto sobre empoderamento da mulher e rapariga. A decisão impulsionou bastante na formalização e legalização da associação. Deste modo, desde 2009 a Amudem passou a ser vista como uma pessoa colectiva, de direito privado e de âmbito local, dotada de personalidade jurídica com sub registo n° 100123185, autônoma, patrimonial, administrativa e financeira, de carácter humanitária sem fins lucrativas e com sede na Vila de Milange, província da Zambézia.
Para o efeito constitui o fundo social da AMUDEM:
- Quotas mensais, jóias e contribuições voluntárias dos seus Membros, entidades privadas nacionais e estrangeiras;
- Património da Associação que gere rendimentos; e
- Receitas Provenientes da prestação de Serviços da Associação aos terceiros para realização dos seus objectivos.
Pequenas acções com grande impacto
Ao longo do ano, o que mais funcionou foi o trabalho multi-sectorial, dado que, depois das sensibilizações conjuntas na comunidade resultaram na mudança de atitudes de . Ou seja, dos 319 (181 mulheres) sensibilizados, 133 (113 mulheres) tiveram a consciência de repudiar a violência baseada no gênero em especial as uniões prematuras.
NOSSA EQUIPA
Conheça os verdadeiros heróis

Bernadete Caramba
Coordenadora

Lidia Augusto

Elisa Uizade
Colaboradora na área de Educação a rapariga
Rosaldo Calado
Colaborador na área de familias

Dionisio Elias
Colaborador na área da comunidade
Marcos Jastene
Oficial de comunicação

Anselma Paulino
Colaboradora na área da comunidade
Justina Lomosse
Administrativa

Cristina Maglasse

Casimiro Sabonete
Guarda Nocturno
